domingo, 8 de março de 2015

Fatores Evolutivos da Biologia

A biologia possui uma série de fatores evolutivos que devemos estudamos em aula e devemos considerar:

01. Adaptação: Adaptações são características adquiridas por seres, onde na maioria dos casos o organismo se modifica para facilitar a sobrevivência do ser em um meio específico. Exemplos de adaptações são: Seres Humanos que habitam regiões equatoriais possuem uma tendência a produzir mais melanina para se proteger do sol.

02. Mutação: Mutações podem ser caracterizadas por mudanças no código genético causadas por diversos fatores. Essa variação genética pode ser tanto ruim quanto boa, ou até mesmo não impactante; porém, o que a torna um fator evolutivo é o fato de que a seleção natural favoreceria indivíduos com mutações “boas” e acabaria com os indivíduos que possuem mutações “ruins”.


03. Seleção Natural: Como dito acima, a Seleção Natural seria uma espécie de “só os fortes sobrevivem”, onde seres que não possuem características favoráveis não são capazes de competir com os outros no meio natural, tornando-se cada vez menos comuns dentre as espécies até o momento da sua extinção.


04. Deriva Genética: A Deriva Genética afeta a composição gênica de uma população, porém de um modo diferente da seleção natural. A causa da Deriva Genética são fatores totalmente aleatórios, como desastres naturais.; ela é basicamente um problema ocorrido em pequenas populações, onde a variabilidade genética é reduzida drasticamente devido a pequena população. Deste modo, mutações “vantajosas” não permanecem nos genes da população, podendo dificultar a sobrevivência do grupo em certas situações naturais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário